domingo, 3 de março de 2013

Escort RS 1600 Mk1






















Este é o meu Escort RS1600 mk1 , trata-se de um carro que "nasceu" em Março de 1973 para correr ! Comprado no departamento de competição da Ford em Inglaterra mais concretamente em Avley . É um dos 200 versão cliente competição e encontra-se rigorosamente como na época , foi alvo de um profundo restauro e todas as peças são da epoca e legitimas deste modelo . É um Full gr.2 especificações que tinha e ainda tem nos dias de hoje . Como sabem este modelo bateu se no campeonato do mundo de ralis no principio dos anos 70 com a Renault , Lancia , Saab , Porsche etç levando muitas vezes a melhor podemos dizer que este carro nos ralis esta tão bem como um peixinho na água . Concretamente este carro quando "chegou" a Portugal fez logo o rali Tap 73 ainda com matricula inglesa (OGF 916L) nas mãos do célebre piloto Angolano Larama (Manuel Amaral) ! Logo a seguir o carro foi para Angola e averbado com matricula AAG-22-83 com look Safari onde participou em varios ralis nomeadamente no rali do Cota Cota no rali neográfica no Bca entre outros. Mais tarde o carro vem para Portugal concretamente em 1976 para a ilha dos Açores e é legalizado novamente apanhando agora a matricula IU-76-71 onde ganhou 2 voltas aos Açores nas mãos do Larama/Horácio Franco dando assim duas vitórias há Ford Lusitana em 1977 e 1978 . Em meados de 1978 ainda correu no  Rali TECNIAÇORES, equipa Horácio Franco / João Luís Oliveira e foram 2º Geral . Mais tarde o Escort passou para as mãos de outro piloto Açoreano Mario Riley/ Luis Gomes do team Apolo20 , falamos de 1981 onde participou em varios ralis na ilha . Carro sempre muito adorado por todos os Açoreanos . Com o decorrer dos anos e com o aparecimento do Escort Mk2 o carro foi ficando esqueçido e obsuleto perante outros novos carros e evoluidos . Começa aqui o "desaparecimento" do RS 1600. Descobri o carro em 1997 através de um amigo sem mecanica e muito degradado . Com sorte e esforço consegui comprar o carro e iniciou-se aqui a minha historia com o RS .Comprei uma mecanica original em Inglaterra e a partir daqui foi fazer tudo de novo desde bloco , cambota , bielas , pistões , valvulas , a.cames , escape , carter seco , admissão tudo mas tudo foi novo . Esta em 1840c.c e desenvolve 232 hp . Alvo de um restauro profundo a todos os niveis , desde chapa a pintura , mecanica e interiores . Muito tempo dedicado e bytes em torno do carro para lhe poder devolver toda a originalidade . A caixa de velocidades é uma Rocket de 4 de carretos direitos conforme correu na época e o diferencial é um Salisbury com LSD , semi eixos Quaife e esticadores Gr.2 ! Suspensões Bilstein com coilovers á frente e trás ! Os interiores estão totalmente originais com backets de fábrica com respectivo encosto de cabeça , cintos Britax e volante Springalex . O quadrante marca em milhas tal como de fábrica e o conta rotações é um Smiths ! As jantes são Minilite originais de 8 polegadas a trás e 7 na frente .

2 comentários:

  1. Boa noite.

    Poder-me-ia fornecer um contacto seu para falármos?
    Estou a restaurar um mk1 e gostaria de lhe colocar algumas questões.

    Cumprimentos,

    Luis

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  2. Boa noite.
    Parabéns pelo excelente trabalho de recuperação, foi um prazer rever e saber do seu belíssimo estado do IU-76-71
    Ricardo Pavão Pereira

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